5 benefícios do gengibre para beleza

gengibre para beleza

A versatilidade do gengibre a torna uma das joias da natureza. Além de servir como tempero na culinária, a raiz é utilizada como método de prevenção e tratamento de algumas doenças, como obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares. Sua efetividade é comprovada tanto entre médicos, quanto entre cientistas.

Mas, seu poder não para por aqui. O gengibre é um forte aliado de homens e mulheres na busca por cuidados com a pele e cabelo. Nesta lista, você encontra cinco benefícios da raiz para a beleza e como aproveitar de seus benefícios em sua própria casa.

1 – Gengibre ajuda no emagrecimento
Para quem está procurando perder alguns quilinhos, o gengibre pode ser uma mão na roda. Cientistas comprovaram eficácia da utilização da raiz na perda de medidas. O gengibre é um alimento termogênico, ou seja, ele aumenta a temporada do corpo acelerando o metabolismo, ajudando, assim, na queima de calorias mesmo com a pessoa parada.

Uma das formas de utilizar o gengibre para perca de peso é colocando algumas rodelas da raiz crua ou algumas colheres da versão em pó, em uma garrafa de água e consumir durante o dia. Outra opção é acrescentar o gengibre ao suco detox.

2 – Combate a celulite
Os furinhos indesejáveis encontraram um adversário.  Além de termogênico, o gengibre também é anti-inflamatório e antioxidante. O que significa que ele combate a má circulação do sangue, diminui a gordura localizada e impede a formação de novas marcas de celulite.

A forma de consumo é a mesma, em água ou misturado a um suco detox para potencializar seu poder de eliminação de toxinas.

3 – Amenizar manchas escuras na pele
Quer um tom mais uniforme na sua pele? O gengibre pode te ajudar. As propriedades da raiz auxiliam na eliminação de manchas escuras que podem aparecer na pele.

Para isso, você precisa: de gengibre cru ou em pó, mel e água. Bata o gengibre e água até virar um suco, acrescente uma colher de sopa de mel. Utilize a mistura diretamente sob a mancha com a ajuda de um algodão. Deixe agir por meia hora e depois limpe com água. Utilizando a mistura todos os dias, logo você perceberá a diferença.

4 – Combate a acnes e espinhas
O gengibre é uma bomba de vitaminas e sais minerais que, quando bem utilizados, apresentam apropriadas regenerativas para a pele danificada por acnes, espinhas e até rugas. Para um bom efeito da diminuição de acnes e espinhas, recomendamos o uso de uma mascara fácil feita com gengibre, suco do limão e argila branca ou verde.

Como preparar:
Para produzir a máscara, é preciso que o gengibre esteja triturado ou utilize o pé de gengibre.
Misture o gengibre, o suco do limão e argila juntos e aplique diretamente sobre a pele limpa.
Deixe agir de 15 a 20 minutos.
Lave o rosto com água morda.
A mascara pode ser usada de 2 a 3 vezes por semana.

5 – Melhorar o crescimento e evitar queda do cabelo

Ideal para quem está passando pela transição capilar (deixar de usar química nos cabelos), o gengibre acelera o crescimento do cabelo e combate a queda.  O magnésio, fósforo e potássio presentes na raiz aumentam a circulação sanguínea no couro cabeludo, estimulando o crescimento saudável dos seus cabelos. Para o cabelo, a melhor escolha é um tônico capilar feito de gengibre, mel e azeite extra virgem.

Como preparar:
Em um recipiente, rale uma quantidade razoável de gengibre.
Em seguida, acrescente uma colher de mel e uma colher de azeite extra virgem
Com o cabelo molhado, utilize a mistura no couro cabeludo e no comprimento do cabelo.
Utilizando a ponta dos dedos, faça uma massagem no couro cabeludo para estimular os folículos.
Deixe agindo por 40 minutos e lave como de costume.
O tratamento deve ser repetido de uma a duas vezes por semana.

Apesar das utilidades do gengibre, alguns grupos precisam ficar a alerta. Especialistas aconselham que gestantes, hipertensos, pessoas com alterações sanguíneas e hemofílicos devem evitar o uso da raiz.

Antes de utilizar qualquer tratamento na pele, consulte seu dermatologista. Assim, você evita qualquer complicação e se sente mais seguro.